Correio Popular Notícia


PREVENÇÃO
Rondônia reforça combate ao Aedes aegypti neste sábado

Data da notícia: 2016-02-19 18:50:52
Foto:

(Da Redação) Tendo em vista a situação de emergência em saúde pública decretada em Rondônia, por causa da epidemia de microcefalia possivelmente associada à infecção pelo zika vírus, o governo estadual prepara para este sábado (20) mais uma mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti para enfrentamento da microcefalia.

Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) estão mobilizando municípios, instituições públicas estaduais, federais e entidades privadas para um mutirão simultâneo de limpeza para eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

A orientação, segundo a coordenadora do Comitê de Combate ao Aedes aegypti e Enfrentamento da Microcefalia, Maria Arlete Baldez, é que todos os órgãos do estado façam a limpeza de suas áreas internas, externas e adjacências, começando pelas unidades de saúde (Hospital de Base, Cemetron, Hospital Infantil Cosme e Damião, Pronto-Socorro João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz, Lacen, Fhemeron, Cepem), Palácio Rio Madeira e outros departamentos que estão localizados fora do complexo administrativo.

?É o poder público dando exemplo e mostrando para toda a sociedade que a obrigação começa em casa?, destacou Arlete Baldez, acrescentando que também foram convidadas as faculdades São Lucas, Fimca, Uniron, Unir, Fatec e Ulbra para reforçarem o trabalho.
Para os municípios desenvolverem suas ações, o governo estadual está disponibilizando material informativo, como adesivos veiculares, folderes, panfletos e cartazes.

Dados do relatório de visitas aos imóveis para erradicação de criadouros do mosquito revelam que 28 das 52 cidades rondonienses já cumpriram o primeiro ciclo de visitação de 100% de residências, no período de 1º de janeiro a 13 de fevereiro deste ano.

Escolas
A rede estadual de ensino iniciou simbolicamente, ontem (19), o engajamento na campanha pela erradicação do mosquito ?Aedes Aegypti?. Com a presença do ministro chefe da Controladoria Geral da União, Carlos Higino Alencar, foi lançada na escola Major Guapindia, no bairro São João Boscco, o Dia Z de Combate ao transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya.

O governador Confúcio Moura fez uma convocação a alunos e professores: ?é como um dever patriótico, um chamado para a guerra. Todos devem participar?, afirmou.

A mobilização faz parte da estratégia do governo federal que é mobilizar 55 milhões de estudantes e 5 milhões de professores na campanha para combater o zika vírus, que é uma das doenças transmitidas pelo ?Aedes aegypti?. Falando a uma plateia formada por alunos, professores e diretores de escolas, além de secretários de estado e parlamentares, Confúcio Moura explicou que ainda não são conhecidos todos os impactos da doença sobre as pessoas.

O governador pediu que cada aluno e professor faça sua parte: verificar e eliminar regularmente locais ou recipientes abandonados com água parada, que são o ambiente onde o mosquito prolifera. Aos estudantes, recomendou que a operação seja feita na escola, nas próprias casas e vizinhança. ?Eu faço isto sempre. Vocês também devem fazer. E se todos da casa participarem, o trabalho termina mais cedo?, orientou.


Revolução
O envolvimento do setor educacional, que inclui as escolas oficiais e privadas, conforme Carlos Higino Alencar, tem como meta aproveitar a influência que os estabelecimentos têm sobre as comunidades e o entorno de onde estão localizadas.
?Nossos alunos podem fazer uma revolução no combate ao mosquito?, afirmou.

O ministro citou o trabalho realizado pelo sanitarista Oswaldo Cruz, no início do século passado, no Rio de Janeiro, onde enfrentou uma revolta popular por encabeçar uma campanha para a erradicação de doenças que eram transmitidas por mosquitos.

Recursos disponíveis
Carlos Higino afirmou que, agora, a juventude tem importante papel de protagonista, pois pode ajudar a mudar o comportamento da sociedade em favor da saúde, como Oswaldo Cruz conseguiu como cientista. Ele também assegurou que não faltarão recursos do governo federal para esta campanha e que está em andamento parceria com o governo dos Estados Unidos para descobrir vacinas contra os males transmitidos pelo ?Aedes?.

Ministro afirmou que não faltarão recursos para as ações de combate ao Aedes aegypti
Diretores de escolas anunciaram campanhas envolvendo alunos e professores para combater o mosquito e suas consequências. Na escola estadual Jorge Teixeira, localizada no bairro Ulisses Guimarães, a subdiretora Milena Cristina Monteiro Furtado disse que no sábado (20), reunirá estudantes dos três turnos para uma passeata.

O objetivo é divulgar e conscientizar os moradores do bairro para os cuidados que devem ter para combater o ?Aedes aegypti?. Também estão previstas palestras e teatro com o mesmo tema.Com informações de Marilza Rocha e Nonato Cruz ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1351 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.